quarta-feira, 13 de julho de 2011

A proposta do Blog UNIVERSO SAGRADO

Pois é...

Eu tinha uma página, há alguns anos atrás, que foi desativada por falta de atualizações. A proposta da minha página era criar um "cantinho" onde meus amigos pudessem, através do compartilhamento de textos lindíssimos, poemas, orações e músicas divinas, parar...ter um momento a sós consigo mesmo, seus pensamentos e sentimentos. Um momento de PAZ, de reflexão, distante de problemas e preocupações, que já naquela época, ocupavam um espaço indesejável na vida de todos nós. Os textos, poemas e "midis" - naquele tempo não havia ainda o "mp3", me eram enviados gentilmente por muitas pessoas, a quem, certamente a ideia agradou.

Depois de um tempo, me envolvi em compromissos que me absorveram de uma tal forma, que acabei abandonando aquele projeto. E, finalmente, o site que hospedava a página, desativou-a e eu perdi todo o material....

Muita coisa se passou e hoje eu observo cada vez mais a quantidade imensa de Blogs, PPS, textos de auto-ajuda, belíssimamente bem formatados, que vem sendo veiculados na rede, juntamente com pequenos grupos solidários tentando captar mais voluntários que na verdade, até gostariam de se unir a eles, mas não conseguem.

Então, resolvi retomar o projeto, agora sob a forma de um BLOG. Não sei se vou saber me entender com essa nova modalidade mas, a intenção, é continuar compartilhando esses conteúdos excelentes para reflexão, entendimento, orientações, dicas, etc. Só que dessa vez, haverá também espaço para os questionamentos.

Como eu falei, a quantidade de material disponível hoje, é fantástica. Mas... e a atitude das pessoas? Mudou? Passamos a não mais julgar, a ser mais humildes, a ter a consciência de que somos responsáveis sobre tudo - absolutamente tudo o que nos acontece? Eu também ainda não consegui.

Me pergunto de que servem tantas mensagens sobre os efeitos benéficos do AMOR, do SILÊNCIO, do PERDÃO, senão refletimos sobre seu conteúdo, se repassamos por repassar, sem nem sequer lembrar direito depois de um tempo, se os problemas materiais e as preocupações emocionais, continuam no mesmo lugar e ocupando um espaço cada vez maior nos nossos lares, trabalho, amizades etc...

Algumas mensagens, vem com um conteúdo de ameaça, principalmente as embasadas em algumas filosofias religiosas. Outras, chegam por várias fontes, como fórmulas mágicas para solução de todos os problemas. Mas a intolerância continua em toda parte. A frustração vem nos afastando cada vez mais da FÉ, trazendo desesperança, dor, medo, muita raiva mal direcionada e muitas doenças.

Como está sofrida a nossa humanidade! Encontramos às vezes textos escritos de forma tão brilhante e nem assim conseguem tocar os nossos corações! Espalham-se, no vento, na rede... e, dissolvem-se: não cumprem o seu papel. PORQUE?

Será que essas mensagens estão apenas nos dizendo o quê fazer e não conseguimos descobrir COMO fazer? Será que os valores espirituais, hoje tão divulgados não estão sendo divulgados de uma forma muito teórica? Como funciona na prática essa mudança de atitudes? Fala-se muito em abertura de consciência... O quê é isso exatamente? O que impede que "as fichas caiam"?

E as técnicas de tratamento alternativo? Todos podem ter acesso? Tantos precisam de ajuda... poucos os que se dispõem a ajudar... Quem não tem acesso, como fazer?

Fala-se muito sobre o poder da oração... Mas quem nos ensina a rezar?

Nada acontece se repetimos as palavras de uma oração tal qual papagaios ou se nos juntamos a grupos religiosos e cumprimos os rituais como robôs, só porque nos mandaram fazer.

Nada acontece se resolvermos seguir tantas dicas interessantes sobre alimentos que curam, ervas que curam, cristais que curam, senão conhecemos a nós mesmos, ao nosso corpo, para saber o quê exatamente precisa ser curado, quais as causas que precisam ser eliminadas.

E cadê tempo? Estamos todos correndo, cheios de conta para pagar, mal conseguindo cumprir nossos compromissos pessoais, gastando para compensar as frustrações e aí, precisando trabalhar mais ainda para ter muito e gastar mais ainda. E, nessa correria, passamos feito um trator por cima dos outros, para chegarmos na frente, para desesperadamente encontrarmos a nossa auto-estima fora de nós, no reconhecimento do outro - que às vezes não vem, porque o outro, está na mesma correria que nós - nem nos enxerga. De novo a frustração, os gastos excessivos, as culpas, as doenças, as drogas, os rompimentos, os ciúmes...

PARA QUÊ? Por enquanto... permanece a pergunta.

E comigo, a certeza de que há saída para todos! Pois eu não creio num DEUS que pune. A VERDADE sempre esteve e sempre estará à disposição de todos nós.

Desde sempre, mitos, religiões, filosofias, descobertas científicas, nos mostram pequenas peças desse imenso quebra-cabeças, cuja única e sublime finalidade é o nosso crescimento e nossa reunião com o Criador. E que ele, na sua infinita MISERICÓRDIA, está sempre de braços abertos para nos acolher e nos mostrar, quantas vezes forem necessárias, como uma peça encaixa Perfeitamente na outra, até completarmos esse imenso e lindo quadro do Seu Universo Sagrado!

Agradeço a todos os que passarem por aqui e, se tiverem alguma coisa, qualquer coisa, a acrescentar, a esclarecer, desde que seja amorosamente e de coração, serão muito bem vindos.

Um grande abraço e muita PAZ!

Isabel Redig