quinta-feira, 10 de julho de 2014

Divulgando o meu trabalho


São hoje 22 Estudos de Mapa entregues e um número expressivo de feedbacks positivos.  
O mais interessante - que de algum modo só veio confirmar as minhas intuições - é que a grande maioria desses feedbacks, me chegaram de pessoas que estão ou já estiveram em processos terapêuticos.  

Eu mesma passei por essa experiência há alguns anos atrás.  Estando em terapia individual, a profissional que me atendia sugeriu que eu fizesse o meu Mapa Natal, alegando que seria de grande ajuda na compreensão das minhas questões. Aceitei a sugestão e procurei o Astrólogo indicado por ela.  Depois de uma leitura que durou aproximadamente 5 horas (ainda tenho as duas fitas gravadas), o processo parece que acelerou, ficou mais fácil.  

Mais tarde, tive a sorte ou a Benção, melhor dizendo, de fazer parte de um Centro de Umbanda que não só se dedicava à curas e à projetos sociais, como a estudos diversos.  Ali, comecei a estudar a fundo a Astrologia e aos poucos fui percebendo o valor que essa ferramenta pode representar para a Psicologia e para as mais diferentes Terapias Alternativas. 

Num outro momento, comecei uma nova experiência: juntar o autoconhecimento proporcionado pelo Mapa Natal com a maravilhosa delicadeza das Terapias Florais, num trabalho interativo, com uma proposta de participação intensa do cliente, principalmente na montagem do composto floral, que iria ajudá-lo a lidar com os pontos fragilizados do Mapa. Esse trabalho, está temporariamente interrompido, apesar de alguns interessantes resultados. Mas será retomado, tão logo eu termine a minha formação como Terapeuta Floral. 

Naquele momento, eu já atendia a algum tempo como cartomante. Esse ano serão quase 15 anos de atendimentos individuais com o Baralho Cigano.  E nesses atendimentos, comecei a perceber o quanto as cartas refletem o momento astrológico do consulente. A partir daí, busquei aprofundar ainda mais os meus estudos:  Astrologia Cármica, Infantil e Psicológica. E percebi que estes estudos não vão acabar nunca.  Quanto mais se estuda Astrologia, mais descobertas surgem, mais aprofundamentos se fazem necessários.  É um aprendizado infinito... tão imenso quanto o Universo!

Finalmente, em 2013, comecei a elaborar esses Estudos de Mapas Natais.  Na verdade, comecei a atender presencialmente, só para descobrir que 1 ou 2 horas de atendimento seriam insuficientes para mostrar ao cliente todo o seu potencial. E resolvi fazer por escrito. São esses escritos, cuidadosamente elaborados, envolvendo pesquisa, indicação de bibliografia utilizada e sites consultados, leituras sugeridas e de uma síntese diagnóstica, que volto a divulgar por aqui. 

O público que melhor proveito pode extrair desse trabalho, é aquele que busca ajuda tanto no âmbito das terapias tradicionais quanto das alternativas, bem como psicólogos e demais profissionais alternativos que se propõem a um trabalho de aconselhamento e orientação psicológica. 

A proposta é abrir, para os que estão em trânsitos difíceis, também chamados de momentos de crises, dúvidas e/ou questionamentos, um leque de opções e alternativas, a partir da conscientização dos próprios talentos, dificuldades e ferramentas disponíveis para lidar com elas - o quê o Mapa Natal, por si só oferece. São inúmeras as possibilidades de insight positivo.  São incontáveis as possibilidades que surgem de se assumir o controle da própria vida e dar partida na busca pela auto realização e felicidade.  Para o profissional que os acompanha, os ganhos se fazem notar, na aceleração dos processos de cura e na assertividade do atendimento, já que viabiliza uma maior clareza no foco e nos objetivos, possibilitando maior agilidade no atendimento inclusive pela participação/colaboração do cliente/paciente que passa a se olhar como co-responsável pela própria cura.

Por fim, eu acredito que perderemos menos tempo se nos unirmos em equipes multi disciplinares, cada um na especialidade que melhor desenvolveu, e todos focados num mesmo propósito - o  de Orientar, Aconselhar e dar suporte àqueles que nos procuram em busca de saídas e soluções. Acredito ainda que, no gigantesco universo de técnicas e teorias hoje disponíveis, a melhor forma de ajudar a alguém tem que passar por uma avaliação diagnóstica para que fique claro - tanto para o profissional quanto para o cliente, qual das possibilidades será a melhor indicada em cada caso.  E entendo hoje, que a melhor ferramenta que temos hoje para um bom diagnóstico psicológico, além das avaliações médicas, é um Mapa Natal minuciosamente estudado e interpretado.  


Um grande abraço a todos!
E... desde já agradeço aos que se dispuserem a divulgar!
Isabel Redig
Atualizado em 08/04/2015

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Reflexões

É curioso observar a dinâmica das novas formas de comunicação. 

Através da Internet, das redes sociais, blogs, sites, videos e etc... a troca de informações se dá de uma forma rápida e abrangente. O conhecimento, as descobertas, os acontecimentos, os novos valores, tudo se espalha  tão rapidamente que por vezes se faz necessário dar uma parada para filtrar! 

De repente nos damos conta da necessidade de checar tanto as informações quanto o próprio Saber.
É preciso desenvolver astúcia e prudência para discernir o que faz sentido do quê é lixo. Proliferam propagandas enganosas pretendendo um movimento de massa de interesse de apenas uns poucos.  E os desavisados acreditam.  Tudo, literalmente tudo, está disponível para todas as faixas etárias. E assim vamos construindo uma nova sociedade, cada vez mais impessoal.  E a velocidade com que isso vem acontecendo, realmente assusta.  Valores como bom senso, responsabilidade, ética, comprometimento, seriedade, estão sendo descartados como obsoletos...  As notícias se espalham sem critério, promessas são feitas e nem sempre cumpridas já que um minuto depois podem já não ter mais nenhum propósito.  A empolgação é tão gigantesca que sugere uma total falta de critério e planejamento. A quantos enganos isso pode nos levar??? A quantos arrependimentos???  

Então vale pausar, pensar e pesar.  Os pontos positivos serão os ganhos, os negativos, aprendizados. 


No que diz respeito aos Saberes... como ficam os que passaram a vida toda pesquisando, estudando ou experimentando, se hoje todos sabem tudo e discutem sobre tudo o que encontram em uma pesquisa rápida nos sites de busca da Internet????  E vocês podem argumentar: "Mas aqueles também tem a possibilidade de compartilhar suas teorias e os resultados de suas experiências ou dar cursos online, promover palestras, eventos, workshops e etc..."  Sim, podem. E têm feito.  Eu mesmo sou aluna e seguidora de alguns dos que fizeram por merecer respeito e admiração.  Mas a minha preocupação, é justamente com os que só se informam superficialmente e já se acreditam detentores daquele conhecimento...  e passam, por sua vez, a compartilhar as suas nem sempre sábias ou coerentes conclusões e opiniões. E o fazem para muitos... sobre TUDO! 

A gente conversa com os mais jovens e ouve:  "Resume aí".  "O conteúdo está muito longo."  "Ninguém tem mais tempo para ler textos tão grandes." 

É preciso pensar... É preciso se adaptar, sem perder os valores essenciais... É preciso refletir se o ser humano, no estágio evolutivo em que está, já está pronto para lidar com o mundo dessa forma. Se estamos transformando mesmo as nossas formas de enxergar a vida a ponto de suportar esse distanciamento tão característico da Nova Era.  Até onde eu tenho observado, os consultórios andam cheios bem como os Centros Espiritas, os Terreiros, as Igrejas... Sim, porque esse "pretenso" desligamento, não é ainda verdadeiro.  Ainda são muitas as carências e necessidades afetivas e emocionais.  E a Era de Aquário, não traz isso como tema prioritário.  Traz sim, Consciência, Planejamento, Espírito de Equipe, Cooperação e outros benefícios, visando o bem estar de todo um segmento, de todo um grupo social.  Provavelmente serão pessoas mais inteiras somando com outros igualmente inteiros.  Traz a possibilidade da ausência de melindres e mágoas - os enormes buracos deixados pela Era de Peixes, repletos de culpas, medos, feridas incuráveis, crenças paralisantes, distorções de conceitos e etc... 
E nós ainda estamos confundindo muito o Ser individual, inteiro, integrado e consciente, com o Ser egoísta, oportunista, que apenas visa o lucro pessoal e sai atropelando tudo e todos, sem nem mesmo se dar conta disso.  
Ainda estamos muito ligados no conceito de "se dar bem" e usar todo tipo de artifício para alcançar este objetivo.  
Ainda estamos muito focados nas necessidades materiais, no medo das perdas, da falta, na necessidade de elogios, nas inseguranças, nas ilusões do "ser bem sucedido", como meta de realização pessoal.  
São poucos ainda, os que buscam se conhecer melhor e mudar o olhar através do qual veem o mundo, este por sua vez, escondido por trás da necessidade ainda urgente de auto afirmação.
Foi pensando nisso que criei coragem para me colocar.  Sem medo dos que não vão entender, ou dos que vão criticar.  Pois a polêmica, estimula o pensar.  E o pensar é a peça chave para estas mudanças acontecerem de um modo menos caótico ou, enganoso.  
O que há de verdade por trás de tudo o que vem sendo compartilhado nas redes??? 
Até onde estamos sinceramente empenhados em promover e participar dessa operação de mudança?
Como funcionam verdadeiramente as pessoas por trás das postagens?  No cotidiano, na intimidade?

Um grande abraço a todos,

Isabel Redig