domingo, 30 de agosto de 2015

Sobre sonhos, idéias, projetos e seus desafios...

Olá, 
Uma ótima noite de Lua Cheia para todos!

Ontem tivemos uma Lua Cheia, gigante, linda, recebendo em cheio os raios solares no ponto de sua órbita, mais próximo da Terra. Ali em Peixes ela encontrou Netuno, fez oposição a Jupiter e ao Sol em Virgem, e uma quadratura com Saturno já saindo de Escorpião.



E justamente ontem eu tive a possibilidade de participar da apresentação de projetos focados em empreendedorismo social, de alunos da ESPM ao final do curso. Fiquei gratamente surpresa de ver os jovens tão empenhados num movimento de integração social, apresentando soluções criativas, inclusivas e de baixo custo, que visam o aproveitamento do potencial humano perdido em bolsões menos favorecidos da nossa sociedade.  

E então, surgiu uma idéia.  Porque não juntar os sonhos da nossa geração, com a garra dos jovens para concretizar esses projetos? 

Nossa geração se ocupou de garantir o pão e o conforto de cada dia.  Muitos de nós engavetaram projetos e ideais para "sustentar" um status quase impossível de ser mantido diante da nossa realidade e diante dos inúmeros atrativos consumistas incluindo facilidades e tecnologias cada vez mais novas e mais caras. O que conseguimos com isso até agora? Uma sociedade doente, corrupta, com valores distorcidos, mais pobre de recursos materiais e morais, mais rica de ganância e vaidades, pretensamente religiosa, talvez para encontrar um jeito de aliviar suas próprias culpas e responsabilidades, e tendo hoje que lidar com os efeitos nocivos das falsas crenças morais e filosóficas, das frustrações,  da intolerância, do excesso de julgamento, da separatividade, tudo isso fruto de nossas próprias escolhas.

Mas os nossos filhos cresceram. Alguns não deram conta e se desviaram, se perderam em busca de compensações para as lacunas emocionais que se instalaram. Mas os outros... Esses estão hoje mostrando uma maturidade, uma compreensão e uma sabedoria que nós não tivemos. Cheios de ousadia e coragem, se mostram empenhados nas mudanças que todos nós necessitamos.  Fazendo a diferença com o que de melhor conseguiram extrair de nós, apesar dos nossos tropeços. Renovando as nossas esperanças.  Nos mostrando que é viável fazer diferente.  E que ainda há tempo para nós. 

Esse momento em que a sensibilidade da Lua se junta à compaixão e ao sagrado de Netuno e se opõe à necessidade de expansão de Júpiter e passa pelos limites de Saturno. Em Escorpião, Saturno mostra exatamente que é no comprometimento interno, na gigantesca responsabilidade que precisamos assumir sobre o resultado de nossos atos que se encontra o nosso maior poder.  É mesmo um momento de sensibilização em que podemos despertar em nós uma profunda inspiração para nos mover em novas direções, aproveitando a colaboração de Urano em Áries. Marte em Leão, não pretende deixar para depois e o aspecto que faz com Plutão em Capricórnio me sugere a necessidade urgente de reciclar, pegar tudo o que não serve mais em nossas vidas e RECICLAR e em grande escala, deixar vestígios do que já foi.  

O que acontece nos céus nesse momento, reflete-se nos acontecimentos que vemos nos noticiários, no clamor de nossa sociedade por mudanças.  Mas não são só as mudanças políticas.  Mudanças nos valores morais, no comprometimento social, e até uma mudança nas crenças religiosas. Conceitos como espiritualidade, caridade, serviço e outros mais, precisam ser revisados. As consciências precisam estar mais abertas, o olhar sobre o que acontece, tem que ser mais amplo e mais abrangente do que o nosso próprio umbigo ou o nosso bolso. Por exemplo, o serviço que a que o eixo Virgem/Peixes se refere, não está inserido nesses projetos jovens propondo inclusão, interação, reciclagem, benefícios coletivos, etc...?  No meu entender, completamente.  

Deixo aqui esta reflexão e o meu respeito aos jovens empreendedores, desejando-lhes que lutem, com muita garra pelos seus ideais, pelos seus sonhos e, que sejam vitoriosos em suas empreitadas.  Grande virada vocês podem dar nesse contexto viciado em que estamos vivendo! PARABÉNS!


Grande abraço,
Isabel Redig

Nenhum comentário:

Postar um comentário