sábado, 5 de dezembro de 2015

A importância das polaridades LUZ e SOMBRA do ponto de vista Astrológico.

CONSCIENTE ou LUZ = Aquilo que é conhecido, que já foi revelado
INSCONSCIENTE ou SOMBRA = Aquilo que é oculto, desconhecido ou  não lembrado

Em nada devemos confundir com os conceitos religiosos de BEM e MAL ou de CERTO e ERRADO. Vamos ver por quê?

Os CONTEÚDOS CONSCIENTES,  podem ser usados bem ou mal, para o bem ou para o mal. Depende das nossas escolhas. Depende das nossas intenções.
De um jeito Certo? Errado? Não sei. Acho que vai depender do ângulo que estamos olhando. Aliás, recomendo a leitura do livro A ALMA IMORAL do Rabino NILTON BONDER. O livro esclarece muito bem essa questão, tratando do tema: Traído x Traidor. 

Ainda sobre os CONTEÚDOS CONSCIENTES, é exatamente por serem CONSCIENTES que dependem de ESCOLHAS para se expressar, seja em atos ou palavras.  

Já as estas ESCOLHAS, dependem:

  • da intensidade de nossos sentimentos e desejos, 
  • do tamanho das nossas necessidades,
  • das nossas intenções, 
  • e das nossas crenças e valores,
Fatores que afinal nem sempre são CONSCIENTES. Principalmente quando não conhecemos o nosso potencial, os nossos desafios e os nossos sistemas de compensação psíquica.  As crises surgem, e como não sabemos lidar com elas,  nos deixamos levar por sentimentos de MEDO, RAIVA, CULPA, FRUSTRAÇÃO ou necessidade de CONTROLE e PODER.  Esses sentimentos são dolorosos, geram sofrimentos, raivas, complexos, desarmonias psíquicas, paralização ou estagnação, etc.. Assustam mesmo. Provocam reações, impulsivas que podemos chamar de INCONSCIENTES, já que envolvem mecanismos de defesa instintivos e não muito bem conhecidos. Às vezes, quando nos damos conta desses mecanismos, podemos prever essas reações, mas não sabemos muito bem como controlá-las. E o que a necessidade e a "arte" de conviver nos ensinam é a disfarçá-los. A estes  disfarces, máscaras ou "caras", Jung chamou de PERSONAS. 

Então, se os mecanismos de defesa são mecanismos saudáveis e naturais, pois garantem o nosso equilíbrio e a nossa sobrevivência, não podemos chamá-los de maus, mesmo sendo inconscientes ou, melhor dizendo, ignorados, desconhecidos por nós.  De outro lado, quando os tornamos conhecidos, podemos conscientemente escolher como lidar com eles e administrá-los. É aí que passamos a fazer escolhas conscientes que podem ser "boas" ou "más". E cientes de que os resultados dessas escolhas são de total responsabilidade (e não culpa) nossa.

Para usar essa liberdade de escolha de modo CONSCIENTE, lidar com aquilo que está no escuro dentro de nós e que nos provoca MEDO, RAIVA, CULPA, FRUSTRAÇÃO, etc., administrar as nossas necessidades, procurar provê-las da melhor forma possível para que não se tornem compulsivas, sempre visando crescer, nos realizar, ocupar nosso lugar no mundo e ser feliz, precisamos conhecer mergulhar nessa escuridão, conhecer esses sentimentos, trazê-los à luz da consciência e buscar o lado luminoso de cada um deles já que tudo no universo é dual e tem seu contraponto do lado oposto. Ésse processo, chamado de AUTOCONHECIMENTO, tornou-se uma busca absolutamente necessária neste estágio evolutivo em que nos encontramos.  A ignorância a respeito de nós mesmos, não faz mais sentindo, nos tempos que estamos vivendo - um mundo repleto de crises, violência, corrupção, desvarios de poder, mas também de avanços tecnológicos, movimentos sociais inclusivos, busca pelo encantamento através da cultura, etc.. É preciso entender que se nós somos responsáveis e co participantes de todo esse processo de limpeza, nem que seja simplesmente pelo fato de estarmos vivos aqui e agora, também podemos ser agentes ativos das mudanças tão desejadas. Essas mudanças precisam acontecer dentro de cada um de nós para que possam se refletir no conjunto. Como gotas de água no oceano das emoções humanas.

Hoje são várias as alternativas disponíveis para trilharmos esse caminho de AUTOCONHECIMENTO. Temos várias formas de Terapias ou Psicoterapias, Meditação, Programação Neuro-Linguística, Coaching, etc.. Temos o recurso dos Florais, buscando fortalecer o lado LUZ de nossas personalidades para que possamos alcançar o equilíbrio. E  também podemos agregar o conhecimento do nosso MAPA NATAL - uma ferramenta que vem se provando cada vez mais útil ao longo dessa jornada de EVOLUÇÃO e AUTO REALIZAÇÃO. Funciona como um GUIA, apontando possibilidades e nos permitindo refletir e avaliar as nossas reações físicas e emocionais, quando estamos diante de alguma crise ou conflito. 

E como é que a Astrologia consegue nos mostrar o caminho para o equilíbrio entre LUZ e SOMBRA? Uma dessas maneiras - sim porque existem outras, é através do estudo e entendimento de como funcionam os 6 EIXOS ASTROLÓGICOS:
  1. ÁRIES X LIBRA
  2. TOURO X ESCORPIÃO
  3. GÊMEOS X SAGITÁRIO
  4. CANCER X CAPRICÓRNIO
  5. LEÃO X AQUÁRIO
  6. VIRGEM X PEIXES
OU, a partir do ASCENDENTE:
  1. CASA 1 X CASA 7
  2. CASA 2 X CASA 8
  3. CASA 3 X CASA 9
  4. CASA 4 X CASA 10
  5. CASA 5 X CASA 11
  6. CASA 6 X CASA 12

Achei isso muitíssimo bem explicado no Livro de EMMA COSTET DE MASCHERVILLE - LUZ e SOMBRA, que também recomendo a leitura.

Compartilho com vocês agora, um trecho do texto entitulado LUZ e SOMBRA, extraído das páginas 25 a 27 desse livro:
"Certa vez, ao escrever as virtudes de cada Signo, dispondo-as no círculo do Zodíaco em lugar dos símbolos e hieróglifos, compreendi que as virtudes de um dependem das virtudes do seu oposto. Desde então tenho uma nova forma de compreender e explicar os signos zodiacais, segundo a bipolaridade de luz e sombra."
E ela dá então um exemplo: 
"Áries, primeiro signo, significa a força criadora que parte do início-energia. É simbolizado no carneiro, porque esta força parte do nosso cérebro, assim como o carneiro usa a cabeça para derrubar os obstáculos. A Terra, projetando sua sombra, interrompe a vibração que foi iluminada pelo SOL, assim como o ser humano, ao nascer no universo visível, divide as energias numa dualidade de luz e sombra.      
Áries significa energia, ação, o "eu sou", a independência do homem. Balança significa harmonia, o medir, o "tu és", a cooperação da humanidade.  Se uma criança nasce com o Sol em Áries, terá a sombra na Balança, e pelo fato de uma vibração ser iluminada sem ter a outra em equilíbrio, surge o que chamamos "defeitos". Ou seja:    
 A energia de Áries sem a harmonia da Balança provoca a violência e a impaciência. O agir sem medir as consequências causa as lutas e os fracassos.  A independência seem o sentido de coletividade causa o egoísmo.  
 - Da mesma forma, o medir, sem agir, é vacilar. Considerar os outros, sem impor os próprios direitos, torna o indivíduo um fraco.                                   
Os defeitos e as lutas, por consequência, não vêm dos signos, mas da ignorância das energias que estão na sombra.  "Luz e Sombra" não quer dizer "bem e mal", mas somente ação e repouso.  A chave da sabedoria na vida é pois, conscientizar-se das forças que estão na sombra, passivas no inconsciente. 
Peço aos alunos que meditem sobre a sabedoria com que os antigos chamaram o primeiro eixo zodiacal de Áries-Libra (Balança):  A VERDADE DA MINHA CABEÇA DEPENDE DO DIREITO DA TUA CABEÇA."  
É importante também entender como lidamos com essa dualidade no nosso dia a dia. Veja bem: é muito comum, humano mesmo, buscarmos o nosso complemento - daquilo que acreditamos não ter ou não ser, no outro.  Seja um companheiro, um parceiro, um amigo, um Mestre, um chefe.  E fazemos isso sem perceber que, na verdade, esse "outro", funciona como um espelho, refletindo a nossa própria imagem. E aí, o quê acontece? Ou ficamos fascinados pelas qualidades que admiramos nesse "outro-espelho" sem a consciência de que o simples fato de admirá-las já sinaliza que sintonizamos com elas, nos identificamos com ela justamente porque o que estamos vendo ou observando, é um reflexo dessa mesma qualidade em nós mesmos. Ou nos chocamos, nos irritamos, nos magoamos, quando nos deparamos com aquilo que mais detestamos em nós e que preferimos ocultar e deixar de lado, exposto nas atitudes desse "outro-espelho".

Deixo aqui com vocês esse texto para reflexão, reafirmando que o AUTOCONHECIMENTO, seja lá qual for o caminho escolhido por cada um de nós para alcançá-lo, não precisa ser tão assustador nem maléfico.  Ao contrário, pode trazer à tona um potencial criativo e pró ativo imenso, nos possibilitando atuar no mundo de um jeito mais construtivo e integrado, e menos "necessitado" ou menos medroso, sempre precisando estar na defensiva, se esquivando de experiências incríveis que podem ser, ao contrário do que nos diz o nosso MEDO, extremamente gratificantes. 

Um grande abraço a todos!
Isabel Redig